Estranho, muito estranho.

A MTV tem mostrando em seu intervalo comercial uma peça um tanto intrigante, pra não dizer bizarra. Um rapaz com terno claro, cabelo engomado e cara de boneca tem convocado todos a se juntarem ao “Instituto Purifica”. Faz alusões ao seu sonho, de ter “um futuro sem violência”, em um tom pacífico, beirando ao sinistro. Termina com um convite para entrar no site www.institutopurifica.com.br, com dicas e links sobre bem-estar, que vão de experimentar o silêncio a comer brócolis.
Não há indicações sobre a existência desse instituto, muito menos se a intenção deles é boa ou má. Mas isso é o que tem causado um grande buzz ultimamente entre todos que assistiram a esse comercial e entraram no site. Teorias correm aos montes, de grupo secreto maçônico a ETs.
Tudo indica, desde a qualidade da produção ao conteúdo enigmático do site, que não passa de uma grande ação viral, que pretende tirar o pó e azeitar as velhas engrenagens da Comunicação Brasileira, acostumada ao “feijão com arroz” da revista com televisão. O que estão querendo comunicar ainda é um mistério e a expectativa tem aumentado. Vamos ver se o Bem-Estar Coletivo Absoluto (BECA) vem trazer uma vida melhor a todos, o fim do mundo ou, quem sabe, o mais novo refrigerante do mercado.
O primeiro post do nosso novo colaborador, Alex Batista - Ops, Alex Colaneri :)
Bem-vindo ao InVitro, Alex!
Comments
Seja bem vindo Alex!!!!
Abs!!
;-)
muito estranho...
Quero muito ver oq vai dar isso...
Abraço ( Lí as notinhas na Folha e no MM sobre vcs, parabéns pelo trabalho)
quanto à existência do Instituto Purifica, na descrição On Line, não se refere somente ao site (ou seja, uma paradinha virtual) e não à existência de um instituto própriamente dito?
Apesar de que, os detalhes observados pelo André como a qualidade da produça e o conteúdo não muito esclarecedor...sem coisas do tipo "Quem somos", realmente apontam uma big ação viral, no mínimo produtinho light, 0% de gordura trans - rs
Lendo os topicos também consegui desvendar uma "charada", o BECA que tem lá no site que significa
Bem
Estar
Coletivo
Absoluto
Ai aparece uma mensagem que nos deixa mais intrigado ainda. E mostra mais um slogan da "campanha" :
"Por um amanhã sem discórdia"
Hahaha :)
Abs!
Luigi
Valeu, aguardamos novos posts!
Também tenho acompanhado nesse feriadão a fuzarca que isso tem causado no Orkut. O número de integrantes nas comunidades tem crescido muito e já temos paródias do vídeo no You Tube. A coisa tá crescendo!
Muita gente tem tentado achar sinais, mensagens subliminares no site, outros dizem ter recebido resposta de e-mail ao darem um "reply" nos boletins do Purifica News. Uma investigação enorme tem se formado e a maioria acredita realmente que seja um ARG (Alternate Reality Game).
Aparentemente, o ARG Lost Experience teve um alcance mais restrito aos fãs de Lost, à pessoas mais antenadas e aos fuçadores de internet. Claro que os que conhecem o L.E. devem achar isso "ridículo", "falta de imaginação". Mas estamos falando de um outro público, que nem sabe direito o que é um ARG e que talvez possa experimentar um agora. É uma 1a iniciativa de trazer essa experiência para o Brasil, de forma maior, aparentemente com um cross media amplo.
Que seja uma "cópia tupiniquim" do L.E., mas o legal é enxergarmos o esforço dessas pessoas em trazer algo novo para nosso país, mesmo que seja algo já "batido" lá fora.
E André, obrigado pelo elogio! Espero trazer sempre tópicos que o público In Vitro curta. :-)
Bom, confesso a vocês que antes de saber do I.P. eu mal sabia o que era um ARG. E só vim a saber o que era cerca de 2 dias atrás. Assim como eu, tem muita gente que não sabia e não sabe o que é o Lost Experience e a Hanso Foundation, assim como o Una Passione, agora adotada pela Fiat, que também tem um pezinho nos ARGs. Não podemos achar, ingenuamente, que uma ação "global", por ter a abrangência que tem, implica necessariamente em ter uma grande eficácia (os profissionais de Mídia que nos digam, rs).
Não concordo com a apropriação extremamente visível ou mal intencionada de técnicas, roteiros ou referências visuais de outras ações. Quanto a isso, acho que quem tem protestado tem razão. Mas acho que uma frase que o Carlos Ghosn, atual presidente da Renult e ressucitador da Nissan mundial, disse que resume bem o porquê dessa ação ter seu lado positivo:
"Nós fazemos carros para pessoas, e não para engenheiros."
Ou seja, para quem conhece ARGs ou trabalha em Comunicação, isso pode ser ruim, péssimo, uma "chupada". Mas para o público, tem sido ótimo! Milhares de brasileiros conheciam Lost Experience, mas outros milhões não. As pessoas têm se envolvido com o I.P., o resultado parece estar florescendo forte. É só ver as discussões no Orkut, as manifestações no You Tube...
O que percebo, aqui e em outros meios que tenho acompanhado, é uma indignação dos fãs de Lost e do L.E. por existir uma ação parecida sendo reproduzida no Brasil do que, necessariamente, se houve uma "chupada" das técnicas utilizadas.
Vamos comentar mais! Abraço a todos!
Mas olhei algumas discuções no Orkut e já descobriram um link que tem um site "inacabado" http://www.institutopurifica.com.br/hrmnbn/
Dê uma olhada , achei o site meio feinho, não segue a mesma linguagem visual do outro... é, só o verde...
Ah!!! entra e digita no quadradinho vermelho herman obina, depois digita brócolis... Bizarro
Abraço
http://www.institutopurifica.com.br/_vid/_svd_11_13_17_19_23_29.swf
Mais uma pista para quem estiver acompanhando o processo.
Abraço a todos!