Design Trends 2006

A revista Step Inside Design promove anualmente uma competição denominada Design Trends. Simples: escolhem os melhores trabalhos, como fazem todos as outras, publicam em uma edição especial - também não é novidade - e depois analisam formalmente as tendências ali detectadas. Isso é novo e bacana. Separei aqui, de forma resumida e comentada, algumas boas dicas do que vem por aí. Muito interessante também é tentar traçar um paralelo entre essas tendências e o trabalho que temos feito aqui na ag_407. Naturalmente, estamos dentro de algumas, estamos fora de outras. Natural. Importante é não ficar parado, assim como entender que essas interpretações, ainda que analíticas, têm muita coisa de especulação e torcida. Vamos a elas, com a nossa própria interpretação como forma de contribuição.

COR

O otimismo representado através das cores vivas, fortes está aí, depois de um tempo mais contido e discreto. Acabou o período do 11 de setembro!
A cor laranja - um trend imbatível nos últimos tempos - continua forte. Agora, misturado, por exemplo, com pink: misturas explosivas estão em alta.
Marrom é a nova cor - ou o novo preto, se vc prefere assim.
E tudo muito colorido. Já passou a era dos duotones. Manda ver.

FOTOGRAFIA

Segundo a Step, a tendência de se usar fotografia simulando uma atitude descompromissada, cool, está esgotada. Lembrando que só agora está chegando aqui no Brasil!
Mas não vamos confundir - e aqui dou minha contribuição - com a tendência de se usar imagens com um toque suave, humano e realista. Essa permanece, pelos menos aqui.
A moda agora é a superprodução de luz, cor, gerando imagens saturadas, contrastadas e fortes.

ILUSTRAÇÃO

A revista lembra que a ilustração já foi, no passado, condenada à morte, desde que a fotografia entrou no jogo. Mas lembra que estamos vendo que a ilustração está com tudo. Num passado muito recente a ilustração ganhou um espaço muito forte na internet, gerou celebridades como Nando Costa e Eduardo Recife, gente muito nova e agressiva, e que só agora está aqui no Brasil nos anúncios de carro e cerveja. Vejamos o que a LOBO, que por aqui dominou essa tendência nos últimos tempos, vai fazer nesse sentido.

TIPOGRAFIA

Depois do caos tipográfico instalado por David Carson no começo da década de noventa e da reação DIN, minimalista, dessa tendência, parece que a coisa se acalmou. Uma mistura saudável de big bold typing e diagramações clássicas, legíveis. Nessa estamos dentro, basta ver o projeto do Jornal do SPFW, ou mesmo do The Chase.
Completo esse quesito com um novo uso para aquelas tipografias kitsch e extravagantes da década de 70, mas sem parecer retrô (veja mais a frente que o retrô virou passado).

ESTILO E ESTÉTICA

O retrô está morto, o minimalismo está em baixa. Reproduzir referências como fichas, catálogos, manuais de instrução e tudo isso também acabou.
Sobraram os estilo Modernista, Construtivista e o Industrial. Além, penso eu aqui com meus botões, da lambança caótica, artificial e doidona criada pela molecada da Internet. Basta ficar uma semana no Newstoday que vc vai entender o que eu estou falando.

MATERIAIS

Aceite que papel é papel, e que se vc quiser usar outras técnicas e texturas, procure pelo Real Deal. Superfícies metálicas e sitéticas como aço e plástico, tipografia manual, fitas de seda marcando página, capa dura de verdade, essas coisas.

ATITUDE

Se até agora para mostrar atitude tinha que ser de forma agressiva, forte, in your face, agora a atitude é mostrada de forma elaborada, caprichada, com muita estética envolvida. Entenda como uma certa extravagância de luxo. O que John Galliano faz na moda, se eu fosse tentar resumir. Também vale dar uma olhada no Giovanni Bianco.


É isso aí. O report tem mais coisa, detalhes, mas acho que o mais relevante está aqui. Vale a consulta na matéria original, pra quem se interessar no assunto de forma um pouco mais profunda. E aguardamos sua contribuição aqui nos comments.

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