DIY Publishing

Volta e meia eu comento que "a internet tem essas vantagens" ou coisa do gênero, mas é inevitável. A internet realmente inventou novos costumes, profissões, movimentos, e tem feito com que muitas outras coisas tenham que se reinventar também. A TV tá assim com o YouTube, os jornais estão se descabelando tentando achar um meio termo viável entre a tradição do jornal impresso e a internet, as agências de publicidade não conseguem pensar em mais nada que não aconteça online também.

Com os blogs, agora, todo mundo pode colocar suas idéias no ar, pro mundo inteiro, ao vivo, leia quem quiser. Todo mundo está podendo dar seu recado, se expressar, botar sua banda na rua, e tudo mais. Bueno. E andaram avisando que os livros iam morrer, as revistas estão condenadas, a mídia impressa é coisa do passado.

Mas eis que surge esse novo movimento, esse eu gostei, tô querendo entrar, já estou quase dentro: Self-Publishing, que é uma evolução dos fanzines pros tempos de internet: mais democrática, mais viável e menos underground. Já está aí faz um tempo, mas agora as notícias mais relevantes estão vindo à tona. Check it out:

Publish and Be Damned profiles individual and experimental approaches to making and distributing the work of artists, writers and musicians outside of the commercial mainstream, encompassing DIY fanzines, magazines, critical journals, glossy periodicals, video compendiums and independent record labels. The fair offers a rare opportunity to discover a wide variety of publications and to meet their editors.

Press Publish: Modern fun is what comes from exploring the gaps between content and format. Modern fun is pushing original content in to new shapes and forms, be they online, in print or wherever. This is what
Press Publish is about. That and the idea that Infomation wants to be free. In some ways, it's more trouble to try and contain it, although it is also part of what Press Publish does. (Nota do Editor: o idealizador do Press Publish, Michael Bojkowski, é também o editor do Boicozine, um blog dedicado ao design gráfico e editorial e um dos maiores entusiastas desse movimento).

Lulu is fast, easy and free. Publish and sell easily within minutes. No set-up fees. No minimum order. Keep control of the rights. Set your own price. Each product is printed as it is ordered. No excess inventory. (NE. Essa dica eu recebi hoje, do meu amigo Fábio Resende, que entre outras coisas é o designer do próximo e sensacional projeto de publicação independente - em breve);

Espresso Book Machine - The Espresso provides a convenient new approach to book publishing and information dissemination and we are pleased to provide our users with the first opportunity to see this new technology demonstrated at a library whose mission is to support innovation and new business ventures;

magCulture is a site about editorial design, featuring news, observations, and opinion about magazine and newspaper design. It is edited by Jeremy Leslie, author of the books ‘magCulture’ (2003), and ‘Issues’ (2000). Jeremy is Group Creative Director at London-based customer publisher John Brown. He regularly contributes to the design press and is co-curator of Colophon 2007. All views expressed here are his personal views. (NE. A cada dia estão aparecendo mais post sobre o assunto. Importante ver que, adicionado ao DIY Publishing, existe também o movimento das revistas independentes - não menos sensacionais).

É isso aí. A internet tem essas vantagens.


Comments

Fê Resende said…
you're not alone. =)
to adorando "novo e sensacional projeto de self publishing" - vai ser novo, sensacional e o primeiro daqui, né?!??
p said…
eu acho que é esse troço de internet é uma moda passageira.

Popular Posts