Mídia no Japão!
A conversa dessa semana foi sobre mídia.
Foi bastante interessante saber que aqui a coisa rola mais via revista do que em TV, apesar da TV ter maior alcance. Sabe aquela imagem de filme do japa lendo revista no trem? Pois é, não é piração de algum discipulo do Sr. Akira Kurosawa.
Os japoneses usam bastante transporte público e nesse tempo que é perdido aproveitam pra ler revistas e mangás. De acordo com o Sr. Okamoto, lançamentos de produtos e novidades saem em revistas, e TV é pra reforçar. Acho que isso é o oposto do que acontece do lado de baixo do equador - primeira pergunta pro Zé Reinaldo.
Insisti, achando que estava sacando tudo errado, porque pelo que lembrava das aulas de mídia que tive numa escola lá na Vila Mariana a TV é o principal - o resto é reforço. O Sr. Okamoto me mostrou um mapa de mídia e o grosso das inserções estavam concentrados em revista e jornal.
Bureau ou departamento estratégico?
A Daiko faz parte do grupo Hakuhodo e os caras acharam uma maneira interessante de operar. Imagina uma agência onde o departamento de mídia é estratégico e o operacional da coisa fica numa outra empresa do grupo. Juro que fiquei assustado, achei que ele estava falando de bureau de mídia - um tópico que quando vim para cá era objeto de discussão.
Mas não é isso. A empresa compra e negocia mídia em bloco apenas para as agências da rede e de acordo com a estratégia criada para cada cliente. Nada de comprar um ano adiantado e revender. O foco é diluir o custo de pesquisa e outros custos de inteligência de mercado, que por essas bandas não é nada barato.
Mias uma pergunta pro Zé: será que um esquema desse tipo funcionaria por aí?
Marcelo Sembongi, cheio de dúvidas, 12 h na nossa frente.
Valeu Marcelo!
Foi bastante interessante saber que aqui a coisa rola mais via revista do que em TV, apesar da TV ter maior alcance. Sabe aquela imagem de filme do japa lendo revista no trem? Pois é, não é piração de algum discipulo do Sr. Akira Kurosawa.
Os japoneses usam bastante transporte público e nesse tempo que é perdido aproveitam pra ler revistas e mangás. De acordo com o Sr. Okamoto, lançamentos de produtos e novidades saem em revistas, e TV é pra reforçar. Acho que isso é o oposto do que acontece do lado de baixo do equador - primeira pergunta pro Zé Reinaldo.
Insisti, achando que estava sacando tudo errado, porque pelo que lembrava das aulas de mídia que tive numa escola lá na Vila Mariana a TV é o principal - o resto é reforço. O Sr. Okamoto me mostrou um mapa de mídia e o grosso das inserções estavam concentrados em revista e jornal.
Bureau ou departamento estratégico?
A Daiko faz parte do grupo Hakuhodo e os caras acharam uma maneira interessante de operar. Imagina uma agência onde o departamento de mídia é estratégico e o operacional da coisa fica numa outra empresa do grupo. Juro que fiquei assustado, achei que ele estava falando de bureau de mídia - um tópico que quando vim para cá era objeto de discussão.
Mas não é isso. A empresa compra e negocia mídia em bloco apenas para as agências da rede e de acordo com a estratégia criada para cada cliente. Nada de comprar um ano adiantado e revender. O foco é diluir o custo de pesquisa e outros custos de inteligência de mercado, que por essas bandas não é nada barato.
Mias uma pergunta pro Zé: será que um esquema desse tipo funcionaria por aí?
Marcelo Sembongi, cheio de dúvidas, 12 h na nossa frente.
Valeu Marcelo!
Comments
Agradeco as respostas
um abraco
marcelo
abracao