A resposta do Zé para o Marcelo.

Um amigo do blog pediu que colocassemos a resposta do Zé ao Marcelo no Japão como post, para ver se monta um painel.
Assim que aí vai.

Marcelo,
Vou tentar responder suas dúvidas.
1. Mídia Tv X Impressa.
A força da mídia TV no Brasil é enorme e continuará por mais algum tempo. A maioria de nosso povo é pobre e de baixo nível escolar. Mídia impressa no Brasil fala apenas para a elite. A Tv é utilizada como instrumento de lançamento e sustentação das marcas. A TV por assinatura está em franco crescimento pois foi beber no mercado seleto das revistase jornais. Está viabilizando vários clientes e formando mercados.
Isso não significa ter menor importância. A coisa é diferente em cada país. Nosso arroz com feijão é diferente de sushi que é diferente de paella. O mais legal de tudo isso para o mercado é desenvolver planos criativos sem fazer apenas o trivial mineiro. Existem casos e casos, mas o mercado solicita por mais empenho e diferenciações que para gerar envolvimento.

2. Bureau de Mídia
Não gosto desse termo. Acredito que diminui a importância das agências independentes de mídia que não agem de forma predatória ao comprar e fazer o preço, mas planejando e desenvolvendo ferramentas para ampliar eficiência dos planos.
O tipo de compra que você cita não pode ser realizada no país por um conceito simples implantado pela Rede Globo; qual seja, cada cliente é diferente e as agências não podem fazer pacotes comerciais únicos abrangendo todos os clientes. Quem controla a política de preço para cada anunciante é o veículo.
As agências são responsáveis por planejar, comprar e executar para cada cliente.

Será que respondi tudo? Caso houver dúvida, envie novamente.
Zé Reinaldo

Comments

Anonymous said…
Sera que esse tipo de politica da toda poderosa globo nao atrapalha o desenvolvimento de aliancas e parcerias no mercado publicitario?

eu acho que sim, pois com o poder deles eles moldam o mercado do jeito mais conviniente para a venus platinada

Popular Posts