Artigo da Selma.

Saiu hoje no Propaganda e Marketing o artigo escrito pela Selma, está ótimo.

"Chip 2.0

You é a personalidade do ano, segundo a Time Magazine.
You foi escolhida como a agência de publicidade do ano pelo Advertising Age. You é o consumidor que faz a própria notícia que lê, e cria a própria propaganda. Coca Diet e Mentos, um dos vídeos mais acessados no Youtube, foi a propaganda de maior êxito no ano de 2006, aumentou em 15% as vendas da guloseima.
A expressão Yes, You Know deixou de ser expressão e virou um fato.
O consumidor 2.0 está no comando.
Entre tantas coisas bacanas que isso significa, uma delas é que o fenômeno, desta vez, não começou nos Estados Unidos ou Europa e só daqui a 3 ou 4 anos chegará ao Brasil. A web 2.0 também é um fenômeno brasileiro. You é brasileiro.
O pessoal do Propaganda e Marketing me perguntava sobre o marketing de moda, e não dá pra pensar em moda, sem pensar em comportamento.
Portanto, nós já começamos a pensar no marketing 2.0, o marketing que entrega a marca na mão consumidor. Na última conferência anual da Associação Nacional de Publicidade, em Nova York, o CEO da Procter & Gamble, A.G. Lafley, conclama as empresas a “let go of their brands”- veja o vídeo no www.adage.com.
Os gurus de marketing, com seus cursos rápidos de psicologia e vocabulário de manual de Florais de Bach, não são mais os donos do youniverse. Nosso papel está mais para curador das idéias do consumidor.
Um exemplo pioneiro do que eu chamo de marketing 2.0, é o que a Motorola vai fazer no próximo SPFW, no final do mês. Ela está criando um coletivo de bloggers, para abastecer o um Super Blog sobre moda e comportamento. Vem blogger da França, da Holanda, de Nova York, do Rio, dos Jardins, da Mooca. E a Motorola vai ser a hostess dessa miscelânia de pontos de vista, sem nenhum tipo de filtro. A marca está ficando com o consumidor, com direito a beijo na boca, de língua.
O conteúdo jornalístico da Motorola e do SPFW está sendo dividido com amadores (pessoas que não têm instrução formal para fazerem o que fazem ou pessoas que amam o que fazem?)
A moda brasileira, nesse sentido, até que sai na frente das internacionais, pasmem. Mas a nossa semana de moda, a quarta maior do mundo, é a única que cria edições temáticas, que com isso, atrai a grande indústria para dentro do circo fashion. Lounges (Motorola, Natura, Melissa, Fiat, Tim, etc.) patrocínios, palestras, eventos, exposições, não são vistos nas semanas de Nova York, Paris ou Milão, onde o evento é totalmente voltado para o trade, para a mostra e venda das coleções. A imprensa internacional reconhece isso como um grande diferencial que, inclusive, tem ajudado a consolidar o mercado brasileiro de moda, praticamente inexistente há 10 anos atrás. Na falta de um conglomerado poderoso, detentor de marcas, nós temos patrocinadores.
Mas as nossas campanhas ainda precisam acertar o passo. Ora se desequilibram em saltos altíssimos – super distantes da nossa identidade brasileira – ora cometendo o faux-pas de ir à público com o mesmo look – é só ver que este foi o verão da modelo de dorso nu, calça jeans, abraçada no bofe. Pelo menos 3 grandes marcas de jeans estão com essa cara.
Mesmo assim, eu acho que o brasileiro já nasceu com o chip 2.0, as nossas piadas chegam às ruas e ganham os meios, com uma velocidade viral, muito antes da existiência da internet, então vai ser fácil se adaptar aos tempos.
Só pra conferir, a Ag407 vai estar lançando a nova campanha do SPFW na próxima revista FFWMAG, lá você pode ver o que a gente acha que vai interessar ao consumidor 2.0. Pode mandar a sua opinião para o nosso blog www.ag407.blogspot.com
See you."

Comments

Anonymous said…
isso aí.
grande artigo, as coisas estao em movimento e as mudancas serao percebidas.

abracao

marcelo
Anonymous said…
Que legal. Agora, vc acha que os grandes anunciantes vão "let go of their brands" aqui no Brasil? Ou quanto tempo vc acha que vai levar para os departamentos de planejamento estratégico das agências, reformulem suas ferramentas para aderir a esse movimento? Será que não vai ter mais resistência por parte das agências do que dos clientes Obrigado.
Anonymous said…
Vai ter resistencia sim, em clientes e agencias. Mas como sempre, alguns clientes e agencias vao ter mais coragem, mais instinto, mais confiança no proprio taco, e vao fazer diferente. Encontre gente assim e aproxime-se deles.
Selma Navarro said…
várias agências americanas e européias estão pondo em prática esse novo approach no trabalho. Goodby, Silverstein, por exemplo, foi a primeira agência a comprar um conteúdo do Youtube e veicular, como tal, para uma marca de automóvel. E o próprio Goodby acredita que o criativo de hoje tem que ser muito mais um curador dessas
"street-ideas" (terminologia criada pela ag407), do que simplesmente um bom contador de histórias.
Mais rápido do que vc pensa, o Brasil já vai colocar esse formato na rua. Entre no blog do Adonis Alonso - aalonso.blog.uol.com.br -e leia a matéria sobre a nova diretora de planejamento da McCann.
Já começou.
Anonymous said…
pelo "anonimo"....posso afirmar que os departamentos de planejamento estratégico das agências já estão super antenados no consumidor como "meio" e não mais como "fim". O consumidor tomou as rédeas da mídia global, nós sabemos disso!

Agora nosso trabalho é fazer com que os anunciantes libertem suas marcas para interagir com os verdadeiros proprietários: o consumidor!

Quem tiver a oportunidade de conhecer a loja da Apple em NY, vai entender o que é delegar a marca para os consumidores! Vale a pena!
Anonymous said…
puxa, que conceito mais interessante, e relevante.
continuem assim.
Anonymous said…
Oi, Ciça, que legal te encontrar aqui. É isso aí, as agências já estão trabalhando em cima desse conceito, mas eu quero que a ag407 seja a primeira. hahahaha.
Anonymous said…
Pois é Selma, mas vcs já estão executando isso com certeza. Sem sobras de dívidas a AG407 é uma agência de vanguarda e sai na frente!! Parabéns!

Eu amei tanto a campanha para o SPFW, aquela mídia impressa genial, que convida as pessoas a mudarem de atitude. Assim como o espaço da Motorola no SPFW, com o time de bloggeiros, palestras....muito bacana!
Olha só.....se eu fosse cliente eu dava a conta para vcs....hahahaha!

Popular Posts