Triste

Comments

alex said…
Esse vídeo, chega em um momento hiper propício do nosso trade. Desde que nasceu, a publicidade vive a alternância continua entre dois ciclos (que duram na regra 10 anos cada), o do hard-sell e o do soft-sell.
Em cada um tivemos os seus líderes e suas escolas. De Kennedy e Hopkinks, até McMannus e Bernbach.
Nesse momento no Brasil, passamos pelo inconteste ciclo do hard-sell, que reina absoluto, e nos anda propiciando essas maravilhas, que temos que aturar a base de muita Maracujina com chá de boldo (de preferência frio).
E grande parte dessa tranqueira é fundamentada na sólida e séria ciência da pesquisa.
Bill Bernbach disse no começo dos anos sessenta algo nas linhas de:
"A atual publicidade é regida pela pesquisa, que nos fornece dados sobre dados. Eles são os novos cientistas na nossa profissão. Mas há um porém; publicidade é persuasão,e acontece que persuasão não é uma ciência, mas uma arte". Bulls eye. Isso não quer dizer que pesquisa não é necessária, mas não se pode perder o sentido comum, e não é desculpa para trabalho ruim. Aliás, é para isso que somos pagos. Nós pudemos vivenciar isso aqui na AG, quando umas embalagens nossas foram consideradas muito diferentes pelo cliente. Ele mandou pesquisar ad-nauseum, e o resultado foi que elas eram uma bosta. Nós porém conseguimos manter as embalagens inalteradas.
Elas vendem para dedéu.
Selma Navarro said…
o dalborga e eu já discutimos muito sobre pesquisa. é dificil pensar que pesquisa é uma merda. é dificil argumentar que pesquisa não é uma merda. mas nessas discussões a gente chegou a conclusão que qualquer pesquisa feita antes do processo de criação é bem vinda. qualquer pesquisa feita depois da peça publicitária criada é diletantismo. pesquisa usada como remédio contra medo tem como efeito colateral cagada.

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