Oscar 2008
Considerei, e acho que posso exprimir toda a minha impressão acerca do evento deste próximo domingo citando uma frase de Antônio Fagundes:
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Notas pessoais correlatadas e aleatórias:
• Se você for um diretor com um budget milionário e perceber que tem uma bela porcaria de filme em mãos, mas mesmo assim não quiser deixar o ano passar em branco e insiste em dirigir algo, assegure-se de ter no teu elenco Daniel Day-Lewis usando bigode. DD-L salva o dia. Funcionou em Gangs of New York e agora em There Will Be Blood, torna-se então oficialmente uma fórmula estabelecida. (E notem, My Left Foot é a prova definitiva de que a qualidade do trabalho de Daniel Day-Lewis é diretamente proporcional à quantidade de pêlos na cara de seus personagens)
• O fator Little Miss Sunshine pegou. Segurem aí mais alguns anos de filmes "independentes". O que significa: roteiros fracos, direção de arte carregada, referências culturais gratuitas e trilha sonora composta por bandas que foram resenhadas no Pitchfork mas que nunca alcançaram o disco de platina.
• Aparentemente Ian Curtis deixou de ser cool este ano. E também aparentemente Cormac McCarthy atingiu o status de MC Hammer. You can't touch this.
• Críticos estão comparando There Will Be Blood com Citzen Kane, Javier Bardem é o DeNiro Latino e já tá rolando o lobby de Heath Ledger como o James Dean do novo século. Quão triste é uma geração que é incapaz de ser valorizada por seus próprios méritos?
• Meus dois filmes preferidos do ano (dos indicados) concorrem à mesma categoria: Animação.
• Os estúdios de dublagem locais continuam com o bom trabalho na descaracterização dos títulos originais. Mas pra aqueles que reclamaram que “No Country For Old Men” tenha se tornado “Onde Os Fracos Não Tem Vez”, lembro para agradecerem não serem estes os anos 90 onde o filme teria facilmente o título de “Uma Terra Muito Louca” ou mesmo “Ninguém Segura Este Lugar”.
• "The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford" tem um dos títulos de filme mais honestos da história. Se você leu o título, acredite, não é mais necessário ver o filme.
Comments
Lembre-se que "Ensaio de Orquestra" do Fellini foi produzido pela RAI. Cioè: Tivù Aperta.
Agora para o outro anônimo: Você é vazio cara. Do tipo que transforma caneta em arma, na forma física. Seja razoável com seus comments, mané.
Não achou?
Ótimo, porque eu não escrevi. Então não me venha com esse papo de moleque briguento de "Ai, mas Cannes...", porque isso não é futebol e seu time não é melhor do que o meu. Brinca aí sozinho.
Premiações anuais são necessárias pra qualquer indústria, quanto maiores melhor pra sua saúde financeira. O único grande problema delas é que freqüentemente dão a falsa impressão de que os premiados estão qualitativamente nivelados ao longo da história, o que não pode estar mais longe da realidade. O que disse apenas foi; os vencedores do Oscar deste ano servirão apenas para nos lembrar de como este foi um ano de filmes medíocres e atuações acima da média. E a despeito de Cannes e Berlin, este é o universo cinematográfico para a maior parte das pessoas.
Agora sobre fazer críticas, falar do Oscar é sempre mais divertido. Tendo em vista seu histórico fantástico de trapalhadas em indicações, tentativas malucas de reparar erros históricos, premiações retroativas, índias indo receber estatuetas no lugar de atores, porque é que eu falaria de Cannes?
Adendo: estou fazendo camisetas com a estampa "Cidadão Kane era pop na época". Quem quiser, favor falar comigo.
O de positivo mesmo, parece que tem a conta bancária dos produtores de Juno. Pelo que li, fica mais positiva a cada dia.
a um dos anônimos:
Falar de filmes que assisti é ser metido? Você ainda não leu a resenha que escrevi sobre a manga que eu comi no café da manhã hoje.
Porque não me diz a parte que lhe é confusa? Se você não foi vítima de um erro de ordem psicopedaógica eu estou certo que o titio pode te ajudar a entender.
O poster de Onde os Fracos não tem Vez é igual ao de Resgate do Soldado Ryan.
Sweenwy Todd é um musical de músicas chatíssimas.