Kuat e Dr Strangelove.




O uso de referencia é uma coisa bem complicada hoje em dia... a gente sempre vive surfando em cima da navalha... quando mais edge chega, maior o perigo de se fuder...

Hoje a publicidade brasileira vive e respira referencia.. quantos filmes e campanhas a gente ve por aí que são uma releitura mal feita de videos do youtube? Quantas vezes a ideia inteira de um videozinho qualquer está presente em um produto publicitario?

Até apresentar ideia já é diferente: "Entao, o filme é baseado naquele video do youtube que os japoneses jogam tetris humano, sabe? tem o link aí no roteiro. aí assina com o pack da bala..." Não adianta enganar o espectador, alguma hora alguem vai meter na sua bunda... nao adianta correr...

Mas fico feliz quando vejo referencias sendo bem usadas, o que na verdade, é muito mais dificil de acontecer... Eu acho o filme novo de Kuat muito legal, dá uma raivinha quando ele passa no intervalo da novela e a gente ve como ele é tão melhor q todos q dividem espaço com ele... E uma das coisas que eu mais achava bacana era a tipografia do filme... e isso ficava me martelando na cabeça... Hoje dando uma olhada em uma pesquisa q eu tenho aqui sobre aberturas famosas de filme, bingo! Vi a abertura de Dr Strangelove, do kubrick, e que foi feita pelo fodaço Pablo Ferro, um dos braços da Santissima Trindade Fazedora de Aberturas... os 2 santos canonizados são Saul Bass e Imaginary Forces...

Parabens a Santa Clara e a 300ml por terem buscado uma inspiração tão boa pra um filme tao bacana... ela é a cereja do bolo.

Comments

alex said…
Muito bom PL. Muito bom Santa Clara.
Anonymous said…
Em outros comentários nesse blog, esse texto seria uma provocação sutil para a Santa Clara. Fala mal mas depois dá parabéns.
Anonymous said…
ahnn? que provocação mané? você não leu o texto? isso é declaração de amor.
Anonymous said…
como é raro agência elogiar trabalho de outra agência, deu curto na cabeça
do cara. e concordo, o comercial é de fuder, e eu não havia reparado na cartela final, é ótima a tipografia.
Selma Navarro said…
aê, PL,muito bom o post. No livro inked, da ag407, a gente fala sobre o novo talento que o diretor de criação tem que ter, que é o de ser curador do que está por aí. É muita produção criativa, e acesso irrestrito ao que está sendo feito. Saber usar uma referência é o que separa os meninos dos homens. A Santa Clara é homem. hahaha.
Anonymous said…
esse filme do kuat é de longe o melhor comercial rolando tv agora.
Anonymous said…
lega PL. mas eu já vi essa discussão no ccsp.
Anonymous said…
Essa abertura do Fierro tem uma historia divertida:
Ele apresentou os sketches pro Kubrick, pra ver se ele gostava da diagramação e o Kubrick falou:
-Tá aprovado

o Pablo continuou, ta bom, vou levar pra casa e finalizar agora
e o Kubrick respondeu: eu aprovei esse aí, se vc finalizar não vai ser mais aprovado

e o estudo ficou de abertura oficial
Anonymous said…
que legal!

Popular Posts